PRESERVAÇÃO

COMARA recebe viveiro de mudas e fortalece preservação ambiental na Amazônia

Iniciativa amplia produção de espécies nativas e frutíferas e fortalece projetos de reflorestamento e educação ambiental na Amazônia
Publicada em: 25/09/2025 11:48
Imprimir
Fonte: COMARA, Tenente-Coronel Levy e Tenente Correa
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz

   A Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), unidade subordinada ao Comando da Aeronáutica, recebeu, no dia 22/09, um viveiro de mudas florestais com capacidade para produzir até 15 mil espécies nativas e frutíferas por ano. A entrega foi feita pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-Bio), Nilson Pinto de Oliveira, e simboliza um avanço significativo para as ações de sustentabilidade e preservação ambiental conduzidas na região amazônica.

Com a nova estrutura, a COMARA amplia seu potencial de produção de mudas, fortalecendo iniciativas de reflorestamento e restauração ecológica em suas áreas de atuação. O viveiro oferece maior autonomia e agilidade para projetos ambientais e amplia o apoio a programas comunitários voltados à arborização urbana e à recuperação de habitats degradados, contribuindo diretamente para a proteção da biodiversidade amazônica.

A parceria com o IDEFLOR-Bio tem sido fundamental para a implantação de viveiros como este em diferentes municípios do Pará, promovendo educação ambiental, geração de renda e a revegetação de áreas degradadas, nascentes e áreas de proteção permanente.

O Vice-Presidente da COMARA, Coronel Aviador Antonio Carlos Neves Trigueiro, enfatizou a importância da iniciativa para as operações da Comissão. “Está em nossa missão projetar, construir e reformar aeroportos na região amazônica ou em áreas de interesse da Força Aérea Brasileira, sempre pautados pela sustentabilidade ambiental. Com este viveiro, teremos condições ainda melhores de compensar eventuais supressões vegetais necessárias durante as obras, garantindo a reposição adequada de árvores e a recuperação de áreas degradadas. O objetivo é expandir essa parceria com o IDEFLOR-Bio para outros estados”, afirmou.

Durante a cerimônia de entrega, Nilson Pinto de Oliveira destacou a relevância do trabalho. “Hoje é uma alegria especial vir à COMARA inaugurar o espaço. Estou à frente de um instituto que possui uma missão muito bonita: preservar as nossas florestas públicas estaduais, conservar e restaurar aquelas que necessitam. O IDEFLOR é responsável por 29 unidades de conservação espalhadas pelo estado, especialmente nas regiões mais distantes, onde a floresta precisa ser protegida. Somadas, essas áreas totalizam mais de 210 mil km², maior que o estado do Paraná”, ressaltou.

A inauguração do viveiro foi marcada por um plantio simbólico de mudas de ipê-amarelo no entorno da COMARA, reforçando o compromisso da Comissão com a responsabilidade socioambiental. Por meio da cooperação institucional, COMARA e IDEFLOR-Bio demonstram que é possível conciliar desenvolvimento e preservação, deixando um legado de equilíbrio e sustentabilidade para as próximas gerações.

Fotos: Suboficial Jean / COMARA